CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Governo inicia mutirão para acelerar cirurgias oftalmológicas no estado; Telêmaco deve ser atendida nas próximas semanas

segunda, 16 de maio de 2022

Aproximadamente 100 pacientes da cidade de Ibiporã, no norte do estado, que aguardam a realização de cirurgia oftalmológica pelo SUS, foram atendidos na última quinta-feira (12) por um comboio da saúde promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O objetivo foi acelerar o programa de remoção de catarata e pterígio. 

A operação conjunta é uma iniciativa do programa Paraná Opera, que pretende realizar 60 mil cirurgias eletivas no estado em 2022 e recebeu um investimento adicional de 10,3 milhões de reais. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior acompanhou a ação na cidade, que foi a primeira a receber a carreta que percorrerá diversas cidades do Paraná para adiantar consultas e exames pré-operatórios de pacientes que aguardam os procedimentos e, assim, avançar para a cirurgia. No mesmo dia, Ratinho também anunciou o repasse de 900 mil reais ao Hospital Cristo Rei para a compra de um tomógrafo.

Os atendimentos estão sendo realizados de forma descentralizada, na carreta, para facilitar o deslocamento dos pacientes e o encaminhamento aos hospitais parceiros. Os profissionais de saúde estão realizando consultas médicas especializadas, mapeamento da retina, tonometria, biometria ultrassônica (monocular), fundoscopia, microscopia especular de córnea e paquimetria ultrassônica, todos fundamentais para a realização do procedimentos de catarata; além da biomicroscopia de fundo de olho necessárias para os procedimentos de pterígio.

De acordo com o governo estadual, nas próximas semanas a ação deve acontecer nos municípios de Jandaia do Sul, Cornélio Procópio, Ibaiti, Campo Largo, Arapoti e Telêmaco Borba, no mesmo modelo que está sendo realizado em Ibiporã. Fique atento! 

Fonte: Governo do Estado

Galeria de Fotos